NOTÍCIAS

Campo Grande é a capital onde os preços mais caíram em julho, diz IBGE

Data: 10/08/2017

Campo Grande foi a capital brasileira que mais registrou queda nos preços dos produtos e serviços no mês de julho em todo o Brasil. Os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme os números, os preços médios caíram em média 0,24% no mês passado em comparação com o mês de junho. O último levantamento do IBGE já tinha apontado queda de 0,40% nos preços de junho em comparação com maio.

Os números revelam, ainda, que no acumulado dos últimos 12 meses Campo Grande registra inflação de 2,94%.

Ainda conforme o IPCA, em todo o Brasil o grupo da Alimentação e Bebidas apresentou deflação de 47% em julho, em contrapartida, o grupo Habitação apresentou inflação de 1,64%.A energia elétrica teve variação de 1,67% em Campo Grande no mês e fez com que a Capital ficasse em penúltimo lugar no ranking das capitais brasileiras no mês passado.
A pesquisa ainda revela que praticamente todos os alimentos que tiveram valores pesquisados no Brasil apresentaram queda no valor no mês passado. A batata inglesa continua como o item que mais diminuiu de valor, no acumulado dos últimos 12 meses, a queda é de 51,94%.

A pesquisa
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília.

Para cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 29 de junho a 31 de julho de 2017 (referência) com os preços vigentes no período de 1º a 28 de junho de 2017 (base).

Fonte: Midiamax