NOTÍCIAS

FAEMS realiza de Missão em Portugal em busca de oportunidades para MS

Data: 16/11/2017

A FAEMS - Federação das Associações Empresariais de MS - realizou de 4 a 12 de novembro de uma Missão Empresarial em Lisboa, Portugal, com o objetivo de buscar oportunidades de negócios e trazer novidades de mercado para Mato Grosso do Sul. A expedição, composta também por representantes de outras instituições e Federações, dentre elas Associações Comerciais e Empresariais de Costa Rica, Dourados, Jardim, Maracaju, Mundo Novo e São Gabriel do Oeste, realizou visitas técnicas e apresentou o potencial sul-mato-grossense aos portugueses. Com 23 participantes de todo estado, a missão foi considerada um sucesso.

 

Um dos destaques foi a participação na 9ª edição da Web Summit, a maior conferência de tecnologia da Europa. Em quatro dias de evento 60 mil pessoas de mais de 150 países participaram das atividades, entre eles CEOs das maiores e mais poderosas empresas de tecnologia do mundo, altos executivos e startups promissoras, que debateram o que o futuro promete para suas áreas de atuação.

 

Neste ano, os destaques foram o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, o CEO da Intel, Brian Krzanich, o presidente da Microsoft, Brad Smith, o CEO da Oracle, Mark Hurd, o cofundador do Tinder, Sean Rad, e o cofundador do Facebook, Dustin Moskovitz. Durante o Web Summit, ocorreram cerca de 20 conferências independentes, cada uma focada em uma indústria diferente.

 

Segundo o presidente da FAEMS, Alfredo Zamlutti Júnior, a Missão ajudou a evidenciar o trabalho de forma conjunta entre as demais federações e também com o Sebrae. “O que foi mais marcante nesta missão, foi o engajamento dos presidentes das Associações Comerciais e empresários que participaram da missão, o que faz com que a entidade se fortaleça ainda mais. Já estamos pensando em organizar a próxima missão, ainda por decidir o destino”, acrescenta.

 

Foram realizados, também,  diversos encontros empresariais, com as principais entidades associativas, tais como, Confederação Empresarial de Portugal (CIP) entidade presidida por Antônio Saraiva e que foi apoio importante para realização dos encontros. A comitiva visitou, ainda, a Câmara de Comercio e Industria Portuguesa (CCIP), Federação das Industrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA) e Confederação de Comercio e Serviços de Portugal (CCP).

 

Outro destaque foi o encontro na embaixada do Brasil, com o Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Macado, onde foi discutida a importância dos apoios institucionais e a participação da embaixada no estreitamento das relações bilaterais. Além disso, um dos encontros marcantes foi com a “Healthcarecity”, uma incubadora de startups voltada ao setor de saúde e bem estar.

 

Em complemento às visitas profissionais, houve uma mistura de conhecimento e trabalhos técnicos, com visitas estratégicas à alguns atrativos da região de Lisboa, para buscar entender como o país tem lutado, com sucesso, no combate ao desemprego. “O desemprego na região reduzido e teve o Turismo como elemento chave nesta conquista. O país tem recebido 2,5 vezes a sua população em turistas, o que fez com que milhares de oportunidades fossem criadas para atender toda esta demanda”, comenta o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo, Julio Lucca, que também participou da missão.

 

Entidades de classe de Portugal foram visitadas para reuniões de alinhamento, com participação de 23 empresários, sendo eles presidentes de associações comerciais e diretores, bem como a participação da FIEMS - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Fecomércio-MS - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul, e Sebrae/MS.

Texto: Sato Comunicação