NOTÍCIAS

Secretário de Desenvolvimento do Paraná apresenta estratégias para desenvolvimento econômico durante Encontro Empresaria

Data: 06/12/2018

Inicia nesta sexta-feira (7) em Mundo Novo, MS o maior encontro empresarial do Estado, reunindo associações comerciais e entidades relacionadas à indústria, comércio e economia em geral, contemplando ainda o Estado do Paraná.

Promovido pela FAEMS (Federação das Associações Empresariais de MS), o Encontro Empresarial FAEMS – 40 anos oferece dois dias de imersão em amplo conhecimento sobre economia e negócios, troca de experiências e ainda celebra as quatro décadas de fundação da entidade representativa das associações comerciais de Mato Grosso do Sul.

Entre as principais palestras está a do secretário Estadual de Desenvolvimento do Paraná, Silvio Barros, que discorrerá sobre o tema: ‘A Construção de um Ambiente Estratégico para o Desenvolvimento Econômico’. O palestrante destaca que “determinados temas relevantes para o futuro de qualquer negócio em qualquer lugar precisam ser debatidos em profundidade e o pensamento precisa ser provocado, me parece que o Encontro Empresarial é um cenário propício para este exercício de cidadania”.

De acordo com Barros,  é necessário que lideranças comprometidas com o interesse coletivo se convençam de que faz parte do papel da sociedade civil organizada assumir a responsabilidade de planejar a cidade para o futuro e proteger este planejamento contra as descontinuidades administrativas e políticas. “Desenvolvimento econômico é algo que precisa crescer sempre, não pode ser cíclico. Portanto constituir um mecanismo de governança compartilhada que seja aceito e apoiado tanto pelo poder público quanto pelo legislativo municipal e que promova o envolvimento e empoderamento da sociedade na defesa dos legítimos interesses coletivos é a parte estratégica da construção”, avalia.

O presidente da FAEMS, Alfredo Zamlutti Júnior, avalia como uma grande oportunidades aos empresários de MS, conhecer o amplo conhecimento de Barros para o desenvolvimento econômico. “O secretário tem importantes cases de sucesso e uma bagagem singular quando se fala em desenvolvimento econômico. Desfrutar desse momento, onde ele compartilhará desse conhecimento é uma grande oportunidade para todos nós”, afirma o presidente.

O palestrante, que abre o circuito de palestras do evento, às 14h da sexta-feira, se mostra animado com a oportunidade de trazer seu conhecimento para MS. “Quero contribuir compartilhando uma experiencia que deu certo, funcionou em Maringá e que pode funcionar em diversos outros lugares deste país. Alias tenho grande expectativa de que minha provocação produza reações apaixonadas e vontade de sair da zona de conforto”, finaliza.

Confira a programação completa:

07 de Dezembro (sexta-feira)

13h30 – Abertura

ACIMN (Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo)
Prefeitura de Mundo Novo
Sebrae/MS
Banco do Brasil
FAEMS

14h – Palestra: “A Construção de um Ambiente Estratégico para o Desenvolvimento Econômico, ministrada pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento do Paraná, Silvio Barros.

15h – Palestra: “Panorama Industrial de Mato Grosso do Sul e Oportunidades na Faixa de Fronteira”, com o presidente da Fiems, Sergio Longen.

16h – Palestra: “Cenários Econômicos em Mato Grosso do Sul”, ministrada pelo titular da Semagro, secretário Jaime Verruck.

17h – Debate: Conselhos de Desenvolvimento – Codecam e Codefoz

18h – Intervalo

20h – Jantar em comemoração aos 40 anos da FAEMS

 

08 de dezembro de 2018 (sábado)

09h – Abertura FAEMS e ACIMN

09h20 – Palestra: “Entidades a Serviço da Sociedade, sua Sustentabilidade e Sobrevivência”,  ministrada pelo presidente da FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Marco Tadeu Barbosa.

10h – Palestra Banco do Brasil

11h – Debate sobre assuntos gerais

12h – Almoço de encerramento

Tarde livre para compras no Paraguai – Salto Del Guairá. A programação turística inclui ainda passeio de barco pelo Rio Paraná e visita ao Cassino Salto Del Guairá (atividades opcionais).

A iniciativa é realizada pela FAEMS e co-realizada pela ACIMN. Apoio: Sistema Fiems e Prefeitura de Mundo Novo. Patrocínio: Sebrae/MS, Banco do Brasil, Sicredi, Famasul e Meta Certificação Digital.

Fonte: UNA Comunicação

tags: encontro-empresarial, faems-40-anos, Faems